References in periodicals archive ?
Foram utilizadas variáveis relacionadas à vazão e áreas de drenagens, fornecidas pela CPRM--Serviço Geológico do Brasil e ANA--Agência Nacional de Águas, englobando nove estações do rio Araguaia: Barra do Garças, Aruanã, Bandeirantes, Luís Alves, Fazenda Telésforo, São Félix do Araguaia, Conceição do Araguaia, Xambioá e Araguatins (Figura 1).
As perdas chegam a ser de 27% entre Aruanã e Luís Alves e de 33% entre Aruanã e Telésforo (Figura 6).
Caracteriza-se por apresentar leves aumentos de vazão até Luís Alves e valores conservativos ou pequenas perdas a jusante, por derivação de água para o rio Javaés, de Luís Alves a Fazenda Telésforo, como no caso dos anos de 1977, 1978 e 1979 (Figura 7).
A diferença com o tipo B é que mostra tendência de perda de 4,5% de vazão entre Bandeirantes e Luís Alves, podendo ainda ser conservativa ou perder vazão entre Luís Alves e Telésforo, também por derivação da água em épocas de cheias para o Javaés.
No setor entre Aruanã e Luís Alves, ao longo de aproximadamente 256 km de extensão, foram quantificados nas unidades geomorfológicas I--Planície de inundação de escoamento impedido e II --unidade dominada por paleomeandros, 293 lagos de dez categorias: lagos de canal abandonado, canal abandonado encadeado, oxbow, oxbow colmatados, oxbow composto, espira de meandro, espira de meandro composta, diques marginais, vale bloqueado e lagos de acreção lateral (Morais et al.
O primeiro é o armazenamento de água na planície aluvial, e particularmente nas cheias de grande porte (Tipo A), quando até 30% da vazão pode ser transferida entre Aruanã e Luís Alves.
Tal tendência de esquecimento se completou com a volta ao trono, em 1660, dos últimos Stuarts, que estiveram exilados na corte de Luís XIV.
Quanto à produção de textos, a aluna Carina se manifesta muito positivamente à diversidade de composições realizadas na Primária (equivale às séries iniciais no Brasil) e no Básico (5a a 9a séries em Portugal): "uma carta, uma página de um diário, memórias, um relatório de Luís de Camões ao rei de Portugal, um requerimento a pedir a edição d'Os Lusíadas, uma biografia de Camões".
João Garcia Caramori Júnior [1] *, Roberto de Oliveira Roça [2], Alessandro Luís Fraga [3], Flávio de Medeiros Vieites [4], Lilian Morcelli [5] e Marcelo Augusto Gonçalves [6]
Aproximadamente, 10% da população que consome bebida alcoólica acaba desenvolvendo quadro de dependência alcoólica, caracterizado por alterações em nível social, psicológico e orgânico (Oliveira e Luís, 1996; Araújo e Gomes, 1998; Jernigan et al.
Emerson Dalla Chiesa (1), Miguelangelo Ziegler Arboitte (2) *, Ivan Luiz Brondani (3), Luís Fernando Glasenapp de Menezes (2), João Restle (4) e Matheus Augusto Mataqueiro Santi (3)
Farroupilha, 8001, 92420-280, Bairro São Luís, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.